Publicados os resultados definitivos da seleção de elaboradores de itens do Saeb
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18 de maio de 2020

Os resultados finais da seleção e credenciamento de professores para elaboração e revisão de itens do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foram divulgados. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou os editais nºs 41 e 42, com a identificação dos docentes, no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 18 de maio.

O resultado da classificação definitiva é apresentado por perfil de inscrição (áreas de formação dos docentes), da seguinte forma: ordem de classificação, número do CPF e pontuação comprovada de cada candidato. Os professores têm formação em artes, educação física, letras, matemática e pedagogia; e apresentam experiência em docência no ensino fundamental e/ou médio. A classificação obedece a pontuação recebida a partir da comprovação de experiência profissional e acadêmica. Os professores irão compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Saeb.

Os selecionados responderam a editais de chamada pública, efetuaram o cadastro no portal do BC-BNI, meio exclusivamente eletrônico, e comprovaram com documentos a formação e experiência docente. Os convocados serão capacitados para irão elaborar e revisar itens para as avaliações do Saeb, aplicadas para estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e do ensino médio.

BNI – O Banco Nacional de Itens foi criado pelo Inep para fornecer insumos para as diversas avaliações que desenvolve, assegurando acesso a itens de qualidade, elaborados e revisados para cada instrumento de medição, seja prova ou questionário. O Inep realiza chamadas públicas para a construção de uma rede de colaboradores interessados em elaborar e revisar itens, constituindo o Banco de Colaboradores do BNI para cada avaliação ou exame em desenvolvimento.

Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Fonte:  INEP