Reitores sugerem princípios estratégicos para a CRES+5
Notícias
Gabrielle Boeze novembro 24, 2023

Reitores da Andifes apresentaram sugestões para princípios estratégicos no evento CRES+5, seguindo a Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe 2018. As propostas, formalizadas na Carta de Brasília durante o Seminário Andifes, serão abordadas no evento promovido pelo MEC em parceria com a Unesco.

A Andifes destaca princípios como a educação superior como bem público, a oposição à mercantilização, a autonomia universitária, a defesa da democracia, a inclusão, a extensão como pilar essencial, financiamento público, internacionalização sem neocolonização, cooperação regional, enfrentamento da Covid-19, sustentabilidade ambiental, políticas para mobilidade acadêmica, multilinguismo e construção de identidade latino-americana compartilhada.

  A CRES+5, seguimento da Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe 2018, é um compromisso derivado da última conferência realizada em Córdoba, Argentina. O evento visa avaliar progressos, desafios e questões emergentes, especialmente pós-pandemia. O plano de ação da CRES 2018 destaca o papel estratégico da educação superior, a diversidade cultural, a pesquisa científica e tecnológica, a inovação e a formação de professores. A Primeira Reunião Preparatória definiu novos eixos temáticos e formou Grupos de Trabalho para orientar os debates nos próximos cinco anos. Mais detalhes estão disponíveis na página da Unesco.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Andifes