Resultado preliminar para elaborador de imagens é publicado
Educação Básica
24 de março de 2021

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 24 de março, no Diário Oficial da União (DOU), os resultados preliminares da seletiva para elaboradores de imagens do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os candidatos que quiserem interpor recursos têm até dois dias, após a publicação da classificação preliminar, para fazer a requisição. A solicitação deve ser feita, exclusivamente, pelo e-mail capacitabni@inep.gov.br. O Inep ressalta que documentos ou comprovantes que não foram anexados no sistema no ato da inscrição não serão aceitos. A divulgação final dos credenciados ocorrerá até o dia 15 de abril.

A classificação dos candidatos é de acordo com a pontuação obtida nos requisitos obrigatórios e complementares, considerando os documentos comprobatórios.

A convocação para a capacitação, que ainda não tem data definida, respeitará a ordem de classificação, bem como o perfil da vaga e as necessidades do Inep. Após o classificado concluir com sucesso a capacitação, ele será considerado especialista colaborador do Banco de Elaboradores de Imagens (BEI) das avaliações da educação básica.

Saeb

Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação em larga escala, realizado periodicamente pelo Inep. O Saeb oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes. Esses níveis de aprendizagem estão descritos e organizados de modo crescente, em escalas de proficiência de língua portuguesa e de matemática, para cada uma das etapas avaliadas. Os resultados apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Confira o resultado preliminar 

Saiba mais sobre o Saeb

Assessoria de Comunicação Social do Inep

 

Fonte: Ministério da Educação