Seres em Diálogo debate qualidade da educação superior
Notícias
Gabrielle Boeze dezembro 15, 2023

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Seres, realizou o 7º Ciclo de Seminários Seres em Diálogo em Brasília. O consultor jurídico do MEC, Rodolfo de Carvalho Cabral, abordou o tema “A política regulatória de educação superior: o desafio da expansão com garantia da qualidade”.

Ele discutiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), destacando indicadores como Enade, CPC e IGC. Cabral sugeriu que a regulação, em vez de focar apenas na conformidade, adote incentivos regulatórios para promover boas práticas e melhorar a qualidade. O evento encerrou os Seminários Seres em Diálogo de 2023, explorando temas relevantes para a Seres, como a articulação entre regulação e avaliação.

Seres em Diálogo  Desde junho, o evento ocorre mensalmente e é aberto à comunidade do MEC. O objetivo é discutir temas importantes para a educação superior no Brasil, contando com a contribuição de especialistas de universidades brasileiras e do próprio Ministério da Educação. O Ciclo de Seminários Seres em Diálogo visa aproximar formuladores de políticas públicas e as pesquisas mais recentes desenvolvidas no meio acadêmico e no âmbito dos institutos de pesquisa governamentais. Ao todo, serão sete encontros até dezembro, que abordarão temáticas afinadas com as atribuições da Seres e com a educação superior em geral. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Seres