Sisu destina 53% das vagas a ações afirmativas
Notícias
Gabrielle Boeze janeiro 11, 2024

O Sisu 2024 ofertará 264.360 vagas para o primeiro e segundo semestre, sendo 53,6% destinadas a ações afirmativas. O novo edital segue a Lei de Cotas, classificando candidatos com base no desempenho no Enem e perfil socioeconômico. As instituições seguirão percentuais do Censo 2022, reservando vagas para estudantes de escolas públicas, baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, segundo a atualização da Lei de Cotas, quilombolas.

As inscrições ocorrerão de 22 a 25 de janeiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Todos os participantes do Enem podem se inscrever, e o processo terá apenas uma etapa para todo o ano, ofertando vagas para cursos nos dois semestres de 2024, conforme os Termos de Adesão assinados por 127 instituições de ensino superior.

Confira o cronograma completo do Sisu 2024:

..
Sisu– O Sistema de Seleção Unificada foi instituído pela Portaria Normativa n. 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa n. 21, de 5 de novembro de 2012. O Sistema reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos). 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, Sisu.