Inscrições para Sisu e Prouni começam ainda em janeiro
Notícias
Gabrielle Boeze janeiro 16, 2024

O MEC inicia as inscrições para o Sisu e Prouni em janeiro, usando as notas do Enem divulgadas em 16 de janeiro. O Ministro da Educação, Camilo Santana, apresentou os cronogramas e novidades em coletiva de imprensa.

O Edital n. 22/2023 do Sisu 2024 foi divulgado em 29 de dezembro, com alterações na Lei de Cotas. A seleção será para cursos com início no primeiro ou segundo semestre de 2024, e os candidatos podem se inscrever de 22 a 25 de janeiro. As mudanças na Lei de Cotas priorizam a classificação pela ampla concorrência e, se necessário, pelas reservas da Lei.

As instituições seguirão percentuais do Censo 2022 para vagas reservadas, considerando estudantes de escolas públicas, baixa renda, deficiência, pretos, pardos, indígenas e, segundo a atualização da Lei de Cotas, quilombolas.

Prouni – O Ministro Camilo Santana também anunciou novidades para o Prouni, como o aumento no número de vagas para os cursos de graduação em Direito e Medicina. O edital de inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Prouni está previsto para ser publicado nessa quarta-feira (17), no Diário Oficial da União (DOU). O quantitativo da oferta de bolsas será divulgado em breve. 

A consulta às informações detalhadas da oferta de bolsas, por curso, turno, instituição e local de oferta, está prevista para ser publicada na página do Prouni na próxima sexta-feira (19). O período de inscrição para o Programa será de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado será divulgado em duas chamadas, sendo a primeira para o dia 6 de fevereiro e a segunda para o dia 27 do mesmo mês.  

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, Sesu.