UAB facilitou ensino na pandemia
Notícias
Felipe Stegun 10 de novembro de 2020

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) manteve mais de 90% dos cursos em funcionamento durante a pandemia. Isto permitiu que a maior parte dos 121 mil matriculados na principal ação do governo federal de indução da modalidade educação a distância (EaD) continuasse a formação apesar das restrições impostas pelo vírus corona.

Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ressaltou a importância do conhecimento em EaD em meio ao distanciamento social. “As atividades educacionais no país, em todos os níveis, foram suspensas, e aquelas instituições que tinham alguma experiência no âmbito do ensino on-line puderam se adaptar mais facilmente aos novos desafios”, disse em depoimento por vídeo no XVII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD 2020) e no VI Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD 2020).

Criado em 2006, o Sistema UAB é mantido pela CAPES e integrado por 132 instituições públicas de ensino superior, com 890 polos parceiros, para facilitar o acesso à educação. São ofertados cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada de professores da educação básica. Só neste semestre, foram 26 mil ingressantes. Em 14 anos, já são 272 mil formados.

As facilidades da UAB são ainda mais importantes em municípios afastados dos grandes centros do País. “A UAB, em muitos casos, é a única oportunidade que determinado município tem de formar e preparar seus professores. Hoje, 70% dos Polos de apoio presencial estão localizados em cidades com menos de 100 mil habitantes”, disse Aguiar.

Além de não ter interrompido a UAB, a CAPES lançou outras atividades on-line nesse período de isolamento. Em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a Coordenação lançou 300 mil vagas em cursos para apoiar professores no processo de adaptação ao uso de ferramentas digitais.

Em outras áreas, foram mais 145 mil vagas. Pelas plataformas AVACAPES e AVAMEC ofereceu cursos de Português, Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação e Fundamentos de Estatística.

Outra ação de destaque executada pela CAPES é o Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB). A Fundação concede bolsas a 30% dos professores da educação básica que trabalham na rede pública e financiam as instituições participantes, custeando as atividades acadêmicas dos envolvidos, promovendo a formação continuada stricto sensu desses profissionais.

O ProEB dispõe de 11 cursos de mestrado profissional voltados para a capacitação acadêmica de professores da educação básica. São mais de 15 mil alunos matriculados, distribuídos em 294 unidades de ensino em todas as regiões do País.

O que são os congressos de educação a distância

O ESUD 2020 e o CIESUD 2020 são dois eventos reunidos que formam um dos maiores congressos sobre EaD na América Latina. A edição deste ano é 100% on-line, tem como tema a ‘Docência on-line: Cenários e Desafios da Educação em Rede’ e é promovida pela Associação Universidade em Rede (UniRede), com organização da Universidade Federal e Goiás (UFG) e apoio da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Instituto Federal de Goiás (IFG), do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e do International Council for Open and Distance Education.

A programação segue até sexta-feira, 13 de novembro.

Assessoria de Comunicação Social da Capes

 

 

Fonte: Ministério da Educação