Último dia de inscrições para o Enem 2023 é nesta sexta-feira (16)
Notícias
junho 16, 2023

Os interessados em realizar o Enem 2023 têm até as 23h59 desta sexta-feira, 16 de junho, para se inscreverem na Página do Participante. É importante destacar que, no caso dos não isentos, o prazo para o pagamento da taxa de R$ 85 vai até a próxima quarta-feira, 21 de junho.

Ademais, o valor pode ser quitado por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança, dependendo do banco. A confirmação da inscrição ocorrerá somente após o pagamento da taxa.

Dessa forma, o INEP aplicará as provas nos dias 5 e 12 de novembro, abrangendo todas as 27 unidades da Federação. Marcando em 2023 o vigésimo quinto aniversário do exame, desde sua primeira aplicação em 1998.

Você sabe o que é o Exame Nacional do Ensino Médio?

O Enem é responsável por avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas, o exame tornou-se o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Devido a isso, instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, utilizam o Enem como critério de seleção de estudantes. Os resultados do exame podem ser utilizados como critério único ou complementar nos processos seletivos, além de servirem como referência para acesso a programas de auxílio governamental, como o Fies.

Reprodução: Ministério da Educação, Enem 2023.

Para mais informações e acesso aos recursos relacionados ao Enem, acesse os links abaixo:

  1. Edital do Enem
  2. Playlist do edital em Libras
  3. Versão do edital adaptada para deficientes visuais
  4. Saiba mais sobre o Enem

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep