UNESCO lança série de cadernos “Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Escola”
EducaçãoMECNotíciasUNESCO
maio 26, 2022

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) lançou a série de cadernos “Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Escola”. O projeto, que contou com a participação do Ministério da Educação (MEC), pretende subsidiar os profissionais da educação na realização de uma abordagem pedagógica dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) da BNCC para os anos iniciais do ensino fundamental, a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

De acordo com a UNESCO, para cada uma das 84 atividades da série de cadernos, são indicadas fichas sobre habilidades previstas na BNCC para as cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.

Ordenadas por atividade, essas fichas indicam habilidades cujo desenvolvimento não está necessariamente explícito no enunciado, mas que apresentam potencial de serem trabalhadas interdisciplinarmente a partir das intencionalidades pedagógicas específicas dos professores.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pertencem a uma agenda mundial com 17 objetivos interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados pela humanidade nos dias de hoje. Os ODS propõem ações para acabar com a pobreza, preservar o meio ambiente e o clima e garantir paz e prosperidade às pessoas.

 

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB