Universidades federais ampliam rede pública de rádio e TV
Notícias
outubro 18, 2023

No dia 17 de outubro, ocorreu um evento no Palácio do Planalto para marcar a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), coordenada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e da comunicação universitária no Brasil.

O Ministro da Educação, Camilo Santana, juntamente com outros ministros, dirigentes da EBC, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitores de universidades federais se reuniram para assinar acordos de cooperação entre a EBC, a Andifes e 32 universidades federais, visando operar 72 novas emissoras de rádio e TV. Esse acordo representa a maior expansão na história da RNCP.

O objetivo é fortalecer a qualidade da informação para os brasileiros, ampliando a rede de emissoras operadas por universidades federais e a rede pública de rádio e televisão. As emissoras que participam da RNCP se comprometem a transmitir conteúdos locais e retransmitir a programação das emissoras públicas da EBC. Em troca, a EBC oferece suporte técnico, capacitação e maior visibilidade aos conteúdos regionais.

Além disso, a parceria também envolve a integração de programas e notícias das emissoras universitárias na programação da EBC. A expansão da RNCP contribuirá para combater a disseminação de notícias falsas. Atualmente, a RNCP possui 40 emissoras de rádio e 69 de televisão, e com os acordos, terá um total de 91 emissoras e 118 canais. A expansão ainda continuará com a participação dos institutos federais, que demonstraram interesse em integrar a rede.

Leia também:

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secom da Presidência da República