interessados em realizar o exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) deverão se inscrever até as 23h59 do dia 11 de setembro (horário de Brasília). O exame será aplicado nos dias 8, 9, 10 e 11 de dezembro, simultaneamente, em postos aplicadores no Brasil e no exterior.
Caso você ainda não tenha realizado a inscrição, assista ao vídeo tutorial que explica o passo a passo.
Confira os procedimentos para realizar a sua inscrição no exame:
Quando todas as informações estiverem corretas, salve a inscrição clicando em “ENVIAR”. Guarde o resumo que ficará disponível no sistema e procure o posto aplicador que selecionou para obter informações sobre o pagamento da taxa de inscrição.
Celpe-Bras – O exame é aplicado no Brasil e no exterior pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, bem como outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.
O exame considera aspectos textuais e, principalmente, aspectos discursivos: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação. No Brasil, o Celpe-Bras geralmente é exigido aos estrangeiros interessados em ingressar nos cursos de graduação e em programas de pós-graduação, como comprovação de proficiência na língua portuguesa. Além disso, o Celpe-Bras também é aceito em diversas empresas e instituições de ensino do país, inclusive em processos de naturalização.
Taxa de inscrição – O custo do exame será estabelecido pelo posto aplicador. O valor máximo será de R$ 230,00 nos locais de prova do Brasil. Já nos postos aplicadores do exterior, o valor máximo, em moeda local, será o equivalente a US$ 115 (dólares americanos).
COVID-19 – Considerando a situação de pandemia e os procedimentos de prevenção contra o novo coronavírus, medidas de segurança sanitária deverão ser adotadas pelos postos aplicadores. A aplicação deverá obedecer às regras de distanciamento social entre os participantes, com a utilização de álcool em gel durante a aplicação e de máscara, inclusive pelo participante, que deverá comparecer ao local de provas portando pelo menos duas máscaras para proteção facial, caso a legislação vigente preveja a obrigatoriedade.
Fonte: INEP