RS: Prazo para pedir atendimento vai até 21/6
Notícias
Gabrielle Boeze 20 de junho de 2024

Os moradores do Rio Grande do Sul que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 devem solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social (se for o caso) até a sexta-feira, 21 de junho. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reabriram o sistema de inscrição, no último domingo (16), exclusivamente para esse público, em virtude das enchentes e da calamidade que atingiram o estado. Os procedimentos devem ser realizados na Página do Participante.

Para solicitar atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, assim como para se inscrever, é necessário acessar a Página do Participante com o login único do Gov.br. Quem não lembra a senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma.

No que se refere ao nome social, não é necessário enviar documentos comprobatórios (uma novidade desta edição). Travestis, transexuais ou transgêneros receberão o tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal. Nesse contexto, antes de fazer sua inscrição, o participante deverá verificar as informações pessoais junto à Receita e, se for o caso, atualizá-las.

Orientações – O portal do Inep conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, por exemplo o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Acesse a Página do Participante
Acesse a plataforma Gov.br
Acesse a página de orientações do Enem
Acesse a página de perguntas frequentes do Enem
Acesse o edital do Enem 2024
Acesse a retificação modificou o cronograma do exame
Acesse o edital que trata da reabertura das inscrições para o RS
Saiba mais sobre o Enem

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep