O Projeto Redes Antirrascistas — do Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) — vai selecionar 40 projetos de ensino, pesquisa e extensão que busquem combater a discriminação racial nas instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. As propostas devem ser elaboradas por servidores da Rede (mestres e doutores) e receberão apoio financeiro para sua execução.
Os selecionados terão o prazo de até 12 meses para a execução do projeto, bem como ganharão uma bolsa mensal por igual período. As inscrições para participar da seleção estão abertas e vão até o dia 8 de setembro.
Serão aceitas submissões de pesquisas e atividades de ensino e extensão em educação, direitos humanos, administração pública e políticas públicas, todas tendo o antirracismo como tema central. As demais temáticas dos projetos podem ser conferidas no Edital nº 7/2024. As inscrições devem ser feitas pelo supervisor de cada pesquisa, a partir do envio da documentação via e-mail: selecao@finatec.org.br.
Rede Federal – Compostas por 685 campi que atuam como unidades descentralizadas de ensino, as instituições garantem a presença da educação profissional e tecnológica em todo o País, promovendo a formação técnica gratuita com foco no desenvolvimento de inovações tecnológicas alinhadas aos arranjos produtivos locais. Além disso, realizam o desenvolvimento de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), de modo que desempenham um papel estratégico em prol do aumento da competitividade, da produtividade e da economia nacional.