Revalida 2024/2: Inscrições da 2ª etapa se encerram nesta sexta (8)
Notícias
Gabrielle Boeze 8 de novembro de 2024

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerra, nesta sexta-feira, 8 de novembro, as inscrições para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/2. Os interessados podem se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília), pelo Sistema Revalida. O prazo é o mesmo para solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social. As provas serão aplicadas em 14 e 15 de dezembro.

No momento da inscrição, deve-se optar pela cidade onde o participante deseja realizar a prova e consultar o quantitativo de vagas de cada local. A escolha se dará de acordo com o limite estabelecido para cada uma das cidades de aplicação. Caso esse número seja atingido, o participante deverá optar por outro local de preferência, conforme a disponibilidade.

Para participar da prova de habilidades clínicas, o participante deve ter sido aprovado na primeira etapa do Revalida 2024/2. Além disso, aqueles que fizeram as edições 2024/1 ou 2023/2 e que foram aprovados na primeira etapa, mas reprovados na segunda, também podem fazer o exame.

Confira o cronograma da 2ª etapa do Revalida 2024/2:

Habilidades clínicas – A prova é estruturada em um conjunto de dez estações, que são percorridas ao longo dos dois dias de exame. Os participantes realizam tarefas específicas, que podem incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outras.

Revalida – O exame é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família, e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira.

Acesse o edital da 2ª etapa do Revalida 2024/2
Acesse o Sistema Revalida
Saiba mais sobre o Revalida

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep