verba cnpq
CNPq tem o menor orçamento do século 21, corta bolsas e afeta pesquisas em meio à pandemia
Notícias
31 de maio de 2021

Entre 2011 e 2020, a quantidade de bolsas ofertadas pelo CNPq caiu em quase 50%, de 2.445 para 1.221. No mestrado, a redução foi de 32%, saindo de 17.328 para 11.824; no doutorado, de 20%, quando passou de 13.386 para 10.738.

Sem as bolsas, os talentos da ciência brasileira acabam saindo do país ou, no pior dos cenários, deixando as carreiras acadêmicas. Juliana Nogueira, por exemplo, preferia ter continuado no Brasil, mas acabou saindo da Uerj para a Universidade de Ciências da Vida de Praga, na República Tcheca.

O estudo dela, que investiga o impacto dos incêndios da Floresta Amazônica no derretimento das geleiras dos Andes, identifica que o degelo tem duas consequências diretas: altera o fluxo de água do Rio Amazonas e o abastecimento de água da população andina. Entretanto, o projeto é continuado “por amor” enquanto está na Europa.

— Continuo a pesquisa como voluntária depois do meu expediente em Praga para não abandonar o projeto. É de partir o coração, mas tive que sair do país porque, com 31 anos, preciso me sustentar e pagar minhas conta — lamenta.

Educação:  Com menor orçamento de assistência estudantil na década, alojamentos universitários têm insegurança e falta de comida

FONTE: Portal Globo