
O curso de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus São Mateus, foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), em solenidade nesta terça-feira, 22 de julho. Realizada no Palácio do Planalto, a assinatura contou com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Camilo Santana. A nova unidade representa o compromisso do governo federal com a formação de profissionais de saúde qualificados e preparados para atender às demandas da comunidade e do sistema de saúde regional.
O curso foi contemplado com a previsão de construção de um prédio de salas de aulas e laboratórios, para atender às demandas dos estudantes. A obra, em fase de ação preparatória para licitação, terá o valor de R$ 5 milhões financiados por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“Essa é uma demanda importante, estamos garantindo já o necessário para iniciar o curso. Está previsto também o PAC para o bloco que vai receber o curso, que faz parte da política nacional de expansão das escolas médicas nas instituições federais de educação do Brasil, a partir do programa Mais Médicos, que tem fortalecido a formação de médicos no Brasil”, destacou o ministro da Educação, Camilo Santana, na cerimônia.
No total, foram autorizadas 60 vagas para o novo curso, com previsão de início no primeiro semestre de 2026. As aulas irão ocorrer nas novas instalações do prédio, logo que as obras forem concluídas e estiverem prontas para uso. O MEC disponibilizará, neste segundo semestre de 2025, os códigos de vagas para composição dos quadros de professor magistério e de técnico de nível superior. Após o trâmite da disponibilização dos códigos, a universidade, pelo princípio da autonomia, irá preparar o processo de contratação desses servidores por meio de concurso público organizado pela própria entidade.
“O nosso objetivo é ampliar os cursos e as vagas de medicina nas nossas universidades públicas federais, em todo o país”, completou o ministro da Educação. Também estiveram presentes na assinatura o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.
Monitoramento – A proposta de curso de medicina no campus São Mateus é acompanhada pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (Camem) do MEC. Criada pela Portaria MEC nº 306/2015, a comissão é responsável pelo monitoramento e acompanhamento da implantação dos cursos de graduação em medicina em instituições federais de ensino superior, desde a sua pactuação até o ato de reconhecimento do curso.
A comissão ainda mapeou a rede de serviços em saúde concentrada em São Mateus, identificando outros 14 municípios consorciados na rede pública com o município e que já manifestaram disponibilidade de oferta de aparelhos públicos de saúde, como cenário de prática para o futuro curso de medicina da Ufes.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior