Pesquisadores do Brasil publicam 2,5 mil artigos em acesso aberto
Notícias
Gabrielle Boeze 19 de setembro de 2025

Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), garantiu a publicação de mais de 2,5 mil artigos em acesso aberto e sem custos para os autores. A marca foi possível pela parceria com quatro editoras científicas, a American Chemical Society (ACS); o Institute of Electrical and Electronic Engineers Incorporated (IEEE); a Wiley; e a Royal Society Publishing (RSP), atendendo 2.215 autores de pelo menos 162 instituições de ensino superior de 25 estados brasileiros.

A iniciativa, em vigor desde abril de 2024, faz parte do Programa de Apoio à Disseminação de Informação Científica e Tecnológica (Padict) e ocorre por meio do Portal de Periódicos da Capes. Os objetivos são dar visibilidade e promover o acesso à produção científica e tecnológica nacional; assegurar a igualdade de oportunidades entre cientistas dos diferentes estados; e garantir a divulgação de pesquisas de qualidade realizadas no Brasil.

O acordo com a Wiley garante aos pesquisadores brasileiros a publicação de artigos em acesso aberto de forma ilimitada a mais de mil revistas científicas, em formato híbrido. Na RSP, são dez periódicos da academia científica. No caso do IEEE, a isenção do pagamento da taxa abrange 217 revistas científicas e, na ACS, a publicação é gratuita para 84 periódicos. Com todas as editoras, o Portal de Periódicos mantém contratos para acesso, publicação e leitura do conteúdo disponível.Uma das cientistas beneficiadas pelo programa é Zila Sanchez, professora de Saúde Coletiva e chefe do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Seu artigo, produzido em conjunto com outros cinco pesquisadores e que abordou o consumo de álcool em adolescentes, foi publicado na revista Drug and Alcohol Review, da editora Wiley, dos Estados Unidos, na quinta-feira, 18 de setembro.

Na avaliação da professora, a possibilidade de publicação em acesso aberto, sem custo para os autores, traz uma conquista relevante: a maior disseminação do conteúdo dos artigos, permitindo que qualquer pessoa no mundo possa ler o texto. “É uma forma de ampliar a visibilidade da nossa ciência e democratizar o acesso à produção científica brasileira”, destaca ela, beneficiada pelo acordo pela primeira vez.

Zila lembra que, antes da parceria da Capes com a editora, quando se conseguia publicar, sem custo, era em acesso fechado, o que dava menos visibilidade à produção. “Agora, para publicação em acesso aberto, além de não termos mais que pagar, como ocorria antes do acordo, conseguimos que o artigo seja lido por um maior número de pessoas”. Ela também enfatiza que as exigências de qualidade não foram alteradas — apenas foi removida uma barreira financeira, o que amplia as oportunidades de publicação em revistas de alto prestígio.

Portal de Periódicos – Criado em 2000, o Portal de Periódicos tem a participação de 452 instituições de ensino e pesquisa, o que representa um potencial de mais de seis milhões de usuários, entre professores, pesquisadores, funcionários e estudantes, com acesso à melhor produção científica internacional. A plataforma, um dos maiores acervos científicos virtuais do mundo, tem contribuído para o fortalecimento da pós-graduação no país e para a integração da comunidade científica brasileira.

Fonte: Assessoria de Comunicação social do MEC, com informações da Capes