
A comissão de seleção do Programa de Estudantes-Convênio (PEC) nas modalidades de Graduação (PEC-G) e Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE) se reúne a partir desta terça-feira, 7 de outubro, em Brasília, no Instituto Rio Branco, para selecionar os candidatos que farão parte do programa em 2026. O Edital nº 1 da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC) foi publicado em julho, assim como o período de inscrição dos estudantes interessados em participar da seleção.
O grupo, formado por representantes de todas as regiões do país, incluindo instituições de educação superior, associações de instituições, além de membros dos MEC e das Relações Exteriores (MRE), se reunirá até o dia 9 de outubro.
Neste ano, estão sendo oferecidas 6.128 vagas em 340 cursos distintos. Participam do programa 104 instituições de ensino superior (IES) de todos os estados do Brasil. Já para os cursos de português, foram oferecidas 789 vagas em 41 IES, em 23 estados.
Em 2025, houve um recorde de candidaturas e países participantes. Foram 3.117 inscrições, de 57 países, praticamente o dobro do ano anterior. Dessas, 2.551 candidaturas foram consideradas aptas e concorrerão às seguintes vagas.
Seleção – Após a inscrição dos estudantes interessados, começa agora o processo seletivo, com a análise do histórico escolar e da documentação apresentada pelos candidatos, que deverão ter os seguintes requisitos mínimos:
Programas – Os Programas de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE) são modalidades do Programa de Estudantes-Convênio (PEC) destinadas à formação e à qualificação de estudantes internacionais por meio de oferta de vagas gratuitas em cursos presenciais de graduação e de língua portuguesa em instituições de ensino superior (IES) brasileiras.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior