Homeeadschooling
Homeeadschooling na pandemia é tema de live na 2 em 1
2em1eadCoronavírusEducação a DistânciaEducação BásicaEducação Superior
Fernanda 9 de abril de 2020

Homeeadschooling em tempos de pandemia

O projeto EAD Mais: Café com a 2 em 1,  discutiu o tema “homeeadschooling”, seu significado e consequências para os estudantes.

O cafezinho virtual em as professoras Suzana Funghetto e Susane Garrido, especialistas na área de educação a distância – EAD.

A live iniciou retratando  trajetória da educação a distância no Brasil, as diferenças entre o significado de aula remota,  EAD, homeeadschooling.

Além disso, tratou do uso de plataformas de ambientes virtuais de aprendizagem, aprendizagem e inovação. Susane Garrido afirmou que práticas metodológicas de ensino devem ser repensadas, uma vez que o isolamento social altera de forma significativa a forma de aprendizado dos alunos.

O que diz a especialista?

Para a especialista, “o planejamento das aulas deve ser semanal, e não anual como é feito normalmente, de forma a se adaptar às necessidades dos estudantes e aos diferentes níveis cognitivos e o uso de tecnologias. Dessa forma, o plano de ensino deve ser pensado tanto para as atividades síncronas – onde os alunos se encontram em sala virtual -, ou assíncronas, no momento em que os alunos desenvolvem as atividades.

Nesse sentido, os métodos de avaliação também precisam ser reavaliados, considerando que os alunos podem acessar as respostas pela internet.

Assim, não há como comprovar que o aluno de fato absorveu o conteúdo, podendo haver prejuízo em seu desenvolvimento da aprendizagem.

Para Suzana Funghetto, “é necessário que as atividades tenham propósito para os alunos, pais e professores no homeeadshooling.

Mandar atividades sem um objetivo não vai fazer com que os alunos aprendam, além de sobrecarregar os pais que possuem outras tarefas durante o dia”.

Por fim, Suzana alertou para a falta de discussão acerca da educação especial, negligenciada na construção dos métodos de ensino e avaliação em tempos de COVID-19.

O encontro virtual teve a participação de vários especialistas, pesquisadores, psicólogos, instituições de educação básica e superior que solicitaram novos encontros sobre o tema em uma nova série voltada para escolas e pais.

A professora Susane Garrido divulgou um site sobre o tema e novidades sobre acompanhamento para pais e professores.

A live está disponível aqui.

Cabe lembrar que os encontros são ao vivo com a 2 em 1 acontecem no Instagram em @2em1consultoria.com.br.

Acompanhe a programação em nossa página , no Youtube e nas redes sociais no Facebook, Instagram e Linkedin.

Fonte: 2 em 1 Comunicação e Educação