Inep inova e estreia série de lives sobre o Censo Escolar 2020
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Felipe Stegun 9 de junho de 2020

Em tempos de distanciamento social e restrições, impostos como medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, as equipes técnicas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) transmitiram, pela primeira vez, uma live para discutir as novidades do Censo Escolar 2020, no canal oficial do instituto no Youtube. A transmissão foi realizada na última sexta-feira, 5 de junho, direcionada às coordenações estaduais responsáveis pelo preenchimento do censo, aos gestores e às equipes escolares. A iniciativa foi bem recebida pelo público: foram 45,2 mil visualizações e 12 mil curtidas no vídeo ao vivo, com picos em torno de 15 mil visualizações simultâneas e aumento de 12% dos inscritos no canal do Inep, durante a transmissão. Na pauta da conversa virtual, foram discutidos temas como a ampliação do cronograma para preenchimento do censo e a nova data de referência para as informações, além de espaço para respostas às dúvidas encaminhadas previamente à equipe do Inep e por meio dos comentários ao vivo. A próxima live acontecerá no dia 16 de junho e irá discutir conceitos e detalhes do preenchimento do Censo Escolar 2020.

O sistema Educacenso está aberto para declaração das informações sobre matrícula e ficará disponível até o dia 21 de agosto, com ampliação do prazo em relação aos anos anteriores. Uma novidade relevante deste ano é a alteração da data de referência para os dados informados, tradicionalmente a última quarta-feira do mês de maio: para o Censo Escolar 2020, a data a ser considerada é 11 de março, que marca o momento imediatamente anterior à interrupção das aulas no país em função do novo coronavírus. Oportunamente, serão divulgados detalhes quanto aos ajustes na etapa posterior da coleta, sobre movimento e rendimento escolar.

O diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno, explicou que a realização das lives é parte da mobilização em torno da execução do Censo Escolar neste ano. As transmissões ao vivo e pela internet são mais um canal para troca de informações, boas práticas no enfrentamento dos desafios e construção dos melhores caminhos para solucionar as particularidades de cada rede de ensino. “O empenho das redes é fundamental para que consigamos garantir a pesquisa com fidedignidade dos dados, que têm consequência direta nas políticas de educação”, disse Moreno durante a transmissão, agradecendo a participação e garantindo que as situações excepcionais vão receber toda a atenção da equipe técnica do Inep, com a criação de um comitê interno para monitoramento de dúvidas. A coordenadora-geral do Censo Escolar, Célia Gedeon, reiterou o agradecimento pela audiência na conversa virtual e também destacou o esforço para atender as particularidades de uma rede educacional tão diversa, com mais de 180 mil escolas públicas e privadas de educação básica em todo o Brasil e quase 50 milhões de estudantes. “Nossa equipe está preparada para tratar de cada particularidade e atender cada desafio pontual com a atenção que uma pesquisa com tamanho alcance merece”, garantiu a coordenadora-geral.

Censo Escolar – Os dados do censo subsidiam políticas públicas para melhoria da educação e orientam os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para municípios e unidades da Federação. A distribuição de recursos para merenda, livros didáticos e transporte escolar, por exemplo, é determinada pelas informações consolidadas da pesquisa. Os dados apurados pelo Censo Escolar 2020 contribuirão ainda para a continuidade de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam a compreensão da situação educacional no Brasil, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros, que inclusive são referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE). A pesquisa é coordenada pelo Inep e realizada anualmente, em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

 

Fonte: INEP