2º dia do Congresso Regional da Rede Unida sobre “Ensino das Profissões da Saúde” em Feira de Santana
Notícias
julho 25, 2023

O segundo dia de evento, iniciou com a Mesa Envelhecimento populacional e o cuidado em saúde: o ensino das profissões de saúde está preparado?

A Mesa foi composta por: Priscilla Viegas, diretora do eixo educação da Associação Rede Unida, membro titular da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde (CIRHRT/CNS); Erika Almeida, coordenadora-geral adjunta de provimento profissional do Departamento de Apoio à Gestão da Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Atenção Primária da Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS); Suzana Schwerz Funghetto, coordenadora da Rede Internacional de Pesquisas em Gerontologia e Sistemas de Cuidado no Envelhecimento (RedeGeronto); Vandreson Brito Huni Kui (Sesai); e Washington Luiz Abreu de Jesus, professor universitário, médico, doutor em saúde pública, coordenador de residência médica (Unex e ESPBA), e docente do programa de pós-graduação em saúde coletiva (mestrado profissional) da UEFS.

A Profa. Dra. Suzana Funghetto, da Rede Geronto, em sua apresentação sobre envelhecimento, salientou que os idosos devem ser reconhecidos como agentes ativos de desenvolvimento social, a fim de alcançar uma realidade verdadeiramente transformadora, inclusiva e com resultados de desenvolvimento sustentável.

A Priscilla Viegas, acrescentou sua preocupação quanto à população indígena, idosos em situações de rua, que são populações inviabilizadas pelas políticas públicas e falou sobre a necessidade da intersetorialidade no processo de envelhecimento em seus vários aspectos.

A programação oficial conta com mesas redondas que irão abordar os temas mais atuais sobre dispositivos de ensino-aprendizagem prática, como avançar com a educação permanente, sobre o envelhecimento populacional e a preparação do profissional de saúde; saúde e democracia; olhar que conecta o ensino ao território onde se produz a saúde, dentre outros.

Você pode conferir tudo que rolou por lá, acessando o link da Transmissão no Youtube da Unex.

Fonte: Juliana Mucury – Relações Públicas