5º Webinário Conae debaterá acerca da pós-graduação
Notícias
novembro 3, 2023

Na próxima terça-feira, 7 de novembro, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), realizará o 5º Encontro do Ciclo de Webinários Conae 2024– Plano Nacional de Educação (PNE) em Debate: Garantia da Educação como Direito e Política de Estado, sobre o tema “Acesso, qualidade (ensino, pesquisa e extensão), avaliação e equidade na pós-graduação”. O evento será às 19h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo Canal do MEC no YouTube. 

O mediador do debate será Luiz Roberto Alves, professor-pesquisador sênior da Universidade de São Paulo (USP), e terá a participação de: Luiz Dourado, professor titular emérito da Universidade Federal de Goiás (UFG) e presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae); Geovana Mendonça Lunardi, presidenta da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e vice-presidenta da World Education Research Association (Wera); e Marcos Vital, vice-coordenador do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Ifes (Copropi), órgão assessor da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) nas pautas relativas à pesquisa.

Os participantes irão debater a questão central do encontro: “Diante das críticas sistematizadas às etapas em relação aos quatro marcadores do título, quais são as novas abordagens e políticas necessárias para avançar?”. Além disso, discutirão a provocação: “A Universidade e o Ensino Médio não devem apenas considerar a tradição científica e tecnológica que moldou a sociedade até os anos de 1970/1980, mas também as chamadas technosciences, que são interdisciplinares e transversais. Como podemos promover a crítica científica adequada e incluir a educação básica nesse projeto?”.

Ciclo de Webinários– O Ciclo de Webinários Conae 2024 consiste em uma série de debates que acontecerão de outubro de 2023 a janeiro de 2024, como preparação para a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024. Seu propósito é facilitar e enriquecer as discussões nas conferências municipais, estaduais e nacionais da Conae. Durante esses encontros, especialistas e representantes da área da educação analisarão as metas atuais do Plano Nacional de Educação (PNE) e as propostas para a próxima década.

Os webinários fazem parte das atividades do Grupo de Trabalho (GT) do novo PNE, estabelecido pela Portaria n. 1.112/2023 e composto por entidades, comissões e representantes da comunidade escolar. Além de abordar as questões tratadas pelo GT do PNE, os debates também explorarão os sete eixos da Conae, que servirão como base para a formulação de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias da conferência. Dessa forma, os webinários contribuirão para as discussões da Conae em todos os níveis.

Conae 2024 A Conferência Nacional de Educação (Conae) de 2024, com o tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para Garantia da Educação como Direito Humano com Justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável,” ocorrerá de 28 a 30 de janeiro em Brasília. O MEC a promove, com conferências estaduais, distritais e municipais coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação (FNE). Seu objetivo é contribuir para o novo Plano Nacional de Educação, debatendo avaliação, problemas e necessidades educacionais. Pretende-se gerar propostas de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a próxima década da educação, alinhadas com os planos estaduais e municipais, fortalecendo a gestão democrática e a cooperação federativa para combater desigualdades e garantir direitos educacionais. Para mais informações, consulte a página da Conae 2024.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sase