O Curso Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) é a primeira formação mais acessada no Avamec, do Ministério da Educação (MEC) e, nesta semana, atingiu a marca de nove milhões de acessos. O Curso, que é parte do Programa Tempo de Aprender, é resultado de uma parceria entre a Capes, a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf) e as instituições portuguesas: Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Aberta de Portugal (UAb).
O Ministério da Educação disponibiliza gratuitamente o curso Alfabetização Baseada na Ciência, com carga horária de 180 horas e emissão e certificado ao final das atividades. O ABC foi elaborado com o intuito de atualizar os conhecimentos dos professores alfabetizadores quanto às evidências científicas sobre o ensino da leitura e escrita para crianças nos primeiros anos de escolaridade no Brasil, e pode ser acessado por qualquer cidadão interessado no tema.
No curso são disponibilizados vídeos, materiais de leitura e tarefas de estudo, concebidos de acordo com os princípios da gamificação e dos recursos abertos. A iniciativa do MEC fornece, ainda, formação prática aliada ao conhecimento teórico, com atividades aplicadas em contexto escolar.
O material é autoinstrucional e conta com quatro partes teóricas e dois programas práticos. São eles:
Para ter acesso ou se inscrever no ABC, clique aqui.
FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Sealf