O Projeto 2 em 1 na Escola, a 2 em 1 Comunicação e Educação, recebeu nesta sexta-feria (01), a educadora especial, Cleunice Machado de Pellegrini, para falar sobre a AEE – Atendimento Educacional Especializado. A aula ocorreu no Canal da 2 em 1 no Youtube.
O AEE é um serviço desenvolvido por um profissional especializado que, em parceria com o educador da turma, verifica as barreiras para a aprendizagem e escolhe ambientes e formas de trabalho adequadas para cada estudante. Criado para atender o público-alvo da Educação especial, que são alunos com deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades/ superdotação. Segundo Cleunice “é um serviço de apoio à sala de aula comum, para que se ofereça meios e modos que efetive o real aprendizado dos estudantes da educação infantil ao ensino superior”.
O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no AEE diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Para a educadora especial, “esse tipo de atendimento representa um avanço nas políticas públicas inclusivas adotados pelo Brasil desde 2008, e o cumprimento das metas previstas no Plano Nacional de Educação – PNE, em relação respeito ao acesso, à permanência e à aprendizagem de todos na classe comum por meio da oferta de diferentes serviços e recursos”. Complementou ainda, que o professor do AEE deve conhecer seu aluno realizando uma avaliação inicial cuidadosa, por meio de diversos atendimentos, conversas com familiares e professores da escola de origem.
Cleunice Pellegrini, colocou ainda Ia oferta do atendimento educacional especializado – AEE deve constar no Projeto Pedagógico da escola de ensino regular, prevendo na sua organização:
a. Sala de recursos multifuncional: espaço físico, mobiliários, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos;
b. Matrícula do aluno no AEE: condicionada à matrícula no ensino regular da própria escola ou de outra escola;
c. Plano do AEE: identificação das necessidades educacionais específicas dos alunos, definição dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas; cronograma de atendimento dos alunos;
d. Professor para o exercício da docência do AEE;
e. Profissionais da educação: tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais, guia-intérprete e outros que atuam no apoio às atividades de alimentação, higiene e locomoção.
f. Articulação entre professores do AEE e os do ensino comum.
g. Redes de apoio: no âmbito da atuação intersetorial, da formação docente, do acesso a recursos, serviços e equipamentos, entre outros que contribuam para a realização do AEE.
• O AEE visa trabalhar com vistas à quebra de barreiras à plena aprendizagem do aluno na classe comum – não substitui a classe comum;
• O público-alvo do AEE é formado por alunos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades /superdotação;
• O professor do AEE trabalha de forma colaborativa com o da classe comum a partir de um planejamento;
• Dicas de como trabalhar com essa clientela na escola e na pandemia.
O projeto 2 em 1 na Escola é realizado em parceria com o portal Homeadschooling. As aulas são gratuitas e serão realizadas até 07 de maio, às 17h, por super especialistas na área de Educação, Saúde, Direito, Psicologia, Arquitetura e Fotografia.
As inscrições das outras aulas do 2 em 1 na Escola podem ser realizadas nesse link. Todos os eventos tem certificado.
Fonte: 2 em 1 Comunicação e Educação