Ao todo, 71,9% compareceram ao 1º dia do Enem 2023
ENEM
novembro 6, 2023

Dados preliminares do Enem 2023 indicam uma participação de 71,9% no domingo, 5 de novembro. O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palacios, apresentaram essas informações em uma coletiva de imprensa. O gabarito oficial e os Cadernos de Questões estarão disponíveis no portal do Inep até 24 de novembro.

No Enem 2023, houve 9.396 locais de prova e 10.086 coordenações em 1.750 municípios de todas as 27 unidades da Federação. Os participantes realizaram exames de linguagens, ciências humanas e redação com o tema “Desafios para enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres no Brasil”. A aplicação continua no próximo domingo, com provas de ciências da natureza e matemática. As novidades desta edição incluem provas coloridas e Cartão-Resposta ampliado para pessoas com deficiência visual, além de um aumento no número de participantes, revertendo a tendência decrescente das inscrições. O governo está empenhado em ajudar os jovens a realizar o Enem e a realizar o sonho de ingressar na universidade.

Manuel Palacios, presidente do Inep, relatou um primeiro dia de provas do Enem com poucas ocorrências e alta participação. No total, 4.293 participantes foram eliminados por diversos motivos, como portar dispositivos eletrônicos ou não seguir orientações dos fiscais. Além disso, 905 pessoas enfrentaram problemas como emergências médicas ou interrupções de energia e água.

O período de solicitação para reaplicação do Enem é de 13 a 17 de novembro, permitindo que aqueles que faltaram devido a problemas logísticos ou doenças infecciosas façam o exame nos dias 12 e 13 de dezembro.

O Enem avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e é uma importante porta de entrada para a educação superior no Brasil, através de programas como o Sisu e o Prouni. As notas do Enem também são usadas em processos seletivos de instituições de ensino em Portugal que têm convênio com o Inep.

Assista à coletiva de imprensa

Acesse o edital do Enem

Acesse a playlist do edital em Libras

Acesse a versão do edital adaptada para deficientes visuais

Acesse a Página do Participante

Acesse o Press Kit do Enem 2023

Saiba mais sobre o Enem

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC e do Inep