Capes anuncia flexibilização das normas sobre o acúmulo de bolsas de pós-graduação
Notícias
julho 12, 2023

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao MEC, realizou uma flexibilização das normas relacionadas ao acúmulo de bolsas e atividades remuneradas nos programas de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado).

De acordo com a Capes, agora as instituições de ensino superior e pesquisa do país, assim como os programas de pós-graduação, terão autonomia para definir suas próprias regulamentações nesse sentido.

No entanto, vale ressaltar que a única restrição geral é a impossibilidade de acumular bolsas de mesmo nível (mestrado, doutorado ou pós-doutorado) financiadas com recursos federais, como uma bolsa da Capes em conjunto com uma do CNPq, por exemplo. Essa modificação passará a valer a partir do dia 1º de outubro.

Mercedes Bustamante, presidente da Capes, destacou que essas novas regras têm o potencial de atrair profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho para a pós-graduação, estabelecendo, assim, novas conexões entre a academia e outros setores da sociedade.

Além disso, é importante ressaltar que essa flexibilização também se aplica a outras atividades remuneradas, o que poderá impulsionar a pesquisa científica em áreas em que as bolsas são menos atrativas devido aos altos salários.

Contudo, a decisão sobre o acúmulo caberá às instituições de ensino superior (IES) e aos programas de pós-graduação, conforme as normas que estabelecerem.

Leia também:

Fonte: G1