O Curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (Curso ABC) lançou o segundo capítulo da Parte C, sob o tema Métodos Fônicos Sistemáticos no Ensino da Leitura. O conteúdo foi produzido por Ana Paula Vale, professora de Psicologia da Linguagem e Perturbações do Desenvolvimento Neurocognitivo, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal).
A autora explica que esses métodos ajudam as crianças, desde o início da alfabetização, a compreender a relação sistemática entre os as letras escritas (grafemas) e os fonemas, as unidades da fala. “Essa metodologia reflete a lógica do funcionamento do sistema alfabético, em que a fala está representada por um grafema, e dão mais autonomia de aprendizagem às crianças que estão sendo ensinadas”, afirma.
No entanto, a professora pondera que, apesar de serem os métodos mais eficazes para se ensinar a ler e a escrever, não são um programa completo de ensino. Desse modo, devem ser aplicados juntamente com outras estratégias e técnicas, como a formação do vocabulário e o ensino de compreensão e relação entre as palavras. Ana Vale destaca que “a leitura e a escrita devem ser ensinadas e aprendidas, mas é fundamental a prática”.
Capacitação
O Curso ABC é destinado a profissionais da educação que atuam na alfabetização e a alunos de licenciatura. Já conta com mais de 185 mil cursistas e, devido à grande procura, abriu 20 mil novas vagas. Os interessados podem se inscrever pelo Ambiente Virtual do MEC (Avamec), onde as aulas são oferecidas.
Parte do Programa Tempo de Aprender, a formação é fruto da cooperação internacional entre Brasil e Portugal, a partir da parceria entre a CAPES, a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf) e as instituições portuguesas: Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Aberta de Portugal (UAb).
Fonte: MEC