Dia do Censo Superior reforça importância da pesquisa
Notícias
Gabrielle Boeze 25 de julho de 2025

Nesta sexta-feira (25), celebra-se o Dia de Conscientização do Censo Superior. A data reforça a importância do principal instrumento de pesquisa estatística voltado para o planejamento estratégico das instituições de educação superior (IES). A ferramenta contribui para ampliar e aprimorar as políticas educacionais do país e atua também como mecanismo de monitoramento da qualidade e equidade no acesso ao ensino superior.

Realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a coleta de dados ocorre anualmente e mapeia a infraestrutura das instituições públicas e privadas, seus cursos, alunos e docentes. As informações referem-se ao ano anterior àquele em que ocorre a coleta.

Por meio do Censo da Educação Superior, são produzidas informações sobre cursos de graduação presenciais e a distância, número de vagas ofertadas, candidatos inscritos nos processos seletivos das IES, além de dados sobre alunos matriculados, ingressantes e concluintes. Os resultados têm como base as informações declaradas no Sistema Censup, cujo preenchimento é realizado pelas instituições de educação, a partir de dados previamente importados do Sistema e-MEC.

A origem do instrumento de coleta remete ao ano de 1916, quando foi publicado o primeiro Anuário Estatístico, que abarcava o levantamento educacional no período de 1908 a 1912. Em 1934, foi criado o Instituto Nacional de Estatística, responsável por sistematizar todas as bases de dados do Brasil, incluindo as referências educacionais. Após dois anos, o órgão passou a se chamar Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A partir de 1997 o Inep passou a assumir a responsabilidade de organizar e manter o sistema de informações e estatísticas educacionais de todo o país. No mesmo ano, o Ministério da Educação (MEC) estabeleceu que as instituições de educação superior passariam a enviar à Autarquia as informações referentes à qualificação do seu corpo docente, aos valores gastos por elas e aos dados de matrículas, vagas oferecidas, tempo médio de conclusão, evasão, entre outros dados.

Ao longo do tempo, o Censo Superior consolidou-se como o instrumento de pesquisa mais completo e confiável do Brasil em relação aos dados sobre o ensino superior nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa. Seu aprimoramento viabilizou a estruturação de programas de expansão e de melhoria da qualidade desse nível de ensino, entre outros.

O registro sistemático também permitiu disponibilizar dados para o cálculo de indicadores que fundamentem a formulação e a implementação de políticas públicas. O levantamento tem contribuído para o trabalho dos gestores das instituições e de governos, além de pesquisadores, especialistas e estudantes do Brasil e de outros países, bem como de organismos internacionais.

Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep