Publicada relação de selecionados para bolsa na Alemanha
Notícias
Gabrielle Boeze dezembro 28, 2023

A CAPES divulgou nesta terça-feira, 26 de dezembro, a relação dos candidatos selecionados pelo Edital nº 9/2023, do Programa CAPES/DAAD – Probral. Trinta projetos foram aprovados para atividades conjuntas de instituições de ensino superior do Brasil e da Alemanha. O resultado final foi publicado no Diário Oficial da União e lista pode consultada no site da Fundação.

Os projetos selecionados são de pesquisadores de 19 instituições de ensino superior e pesquisas brasileiras, das regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Os temas abrangem diferentes áreas, como Agronomia, Ecologia, Galáxias, Política Internacional, Psicologia e Telecomunicações. A CAPES investirá R$52,9 milhões em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

As atividades estão previstas para começar em janeiro. O investimento se dará ao longo de até quatro anos, tempo máximo de duração dos projetos. Serão até 12 bolsas no exterior por proposta, no limite de duas de doutorado-sanduíche e uma de pós-doutorado, por ano. A primeira indicação de bolsistas ocorrerá em março. Os recursos também financiarão missões de trabalho e compra de materiais de consumo.

Sobre o Programa
Probral é uma ação executada em parceria entre a CAPES e o DAAD para ampliar a cooperação entre programas de pós-graduação de instituições brasileiras e alemãs para desenvolver e publicar pesquisas de alta relevância acadêmica, criando redes de investigação e colaboração internacional. Além disso, incentiva o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa dos dois países e apoia a mobilidade de professores e pesquisadores em pós-doutorado e alunos de doutorado.

Fonte: Brasília – Redação CGCOM/CAPES