Dia Mundial do Meio Ambiente: ONU pede o fim da poluição plástica
Notícias
junho 5, 2023

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a ONU destaca a urgência de combater a poluição plástica, especialmente nos oceanos. De acordo com a agência ONU Meio Ambiente, a cada ano, 8 milhões de toneladas de plástico são despejadas nos mares.

Estudos indicam que, se nada for feito, até 2050 os oceanos terão mais plástico do que peixes. Diante desse cenário preocupante, a ONU Ambiente lançou a campanha “Acabe com a Poluição Plástica” ou #BeatPlasticPollution, em inglês.

Diversos eventos estão sendo realizados pelo mundo, como a coleta de lixo em praias e palestras de conscientização sobre a importância de rejeitar plásticos descartáveis. Durante toda a semana passada, a ONU enfatizou, inclusive com mensagens do secretário-geral, António Guterres, que utensílios de uso único devem ser evitados.

Os oceanos enfrentam um dos maiores desafios ambientais da atualidade, como explica Fernanda Daltro, coordenadora do Dia do Meio Ambiente no Brasil e da campanha Mares Limpos. O plástico está presente em todas as regiões do planeta, inclusive nas mais remotas, e sua poluição tem impactos diretos na cadeia alimentar das espécies marinhas.

Fonte: ONU News