Divulgados gabaritos preliminares do Enade 2023
Notícias
Gabrielle Boeze novembro 29, 2023

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira, 29 de novembro, os gabaritos preliminares das questões de múltipla escolha e os cadernos de prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. Os documentos estão disponíveis no portal do Inep.

O Enade 2023 foi aplicado no último domingo, 26 de novembro, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Nesta edição, o exame avaliou os concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao ano I do ciclo avaliativo.

O Inep divulgará a relação de estudantes em situação regular junto ao Enade no dia 4 de janeiro de 2024. Os inscritos que não compareceram à aplicação da prova, que correspondem a 15% do total de inscritos (408.037), precisam regularizar sua situação para colar grau, por meio da solicitação de dispensa da prova, no período de 4 de janeiro a 9 de fevereiro de 2024.

Mudanças – Nesta edição o número de questões discursivas foi reduzido, passando de cinco para duas questões, somando-se a 28 questões objetivas.

Os estudantes também responderam ao questionário de percepção da prova. Os resultados de desempenho, juntamente com as informações levantadas nos questionários respondidos pelos estudantes antes da prova e pelos coordenadores de curso, permitirão que o Governo Federal estabeleça um retrato da qualidade da educação superior e oriente a formulação de políticas públicas.

Enade – Realizado anualmente pelo Inep, o exame é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Confira os gabaritos preliminares e os cadernos de prova

Acesse o Sistema Enade

Saiba mais sobre o Enade

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep