O Brasil obteve uma média de 410 pontos em leitura no Pisa 2022, estatisticamente inferior ao Chile e Uruguai, mas superior à Argentina, Colômbia e Peru. Entre os estudantes brasileiros, 50% tiveram baixo desempenho (abaixo do nível 2), comparado a 26% nos países da OCDE. Apenas 2% alcançaram alto desempenho em leitura, enquanto nos países da OCDE, essa proporção foi de 7%.
Em Ciências, o Brasil apresentou uma média de 403 pontos no Pisa 2022, ficando atrás do Chile, Uruguai e Colômbia na América do Sul. No país, 55% dos estudantes tiveram baixo desempenho (abaixo do nível 2), enquanto apenas 1% alcançou alto desempenho (nível 5 ou superior). Comparativamente, nos países da OCDE, a taxa de baixo desempenho foi de 24%, e a de alto desempenho foi de 7%. O Brasil se posicionou em último lugar na América do Sul, empatado com Argentina e Peru.
Pisa 2022 – A cada edição, o Pisa avalia um domínio principal. Em 2022, o foco da avaliação foi matemática. Nesse contexto, os estudantes responderam a um maior número de itens no teste desta área do conhecimento. Os questionários também se concentraram na coleta de informações relacionadas à aprendizagem nesta disciplina. A pesquisa avaliou, ainda, domínios chamados inovadores, como Pensamento Criativo e Letramento Financeiro.
Assista à coletiva de imprensa
Acesse os resultados
Acesse a apresentação sobre o Pisa 2022
Acesse infográfico
Saiba mais sobre o Pisa