Brasília (DF) – Com uma economia de R$ 11 milhões, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) concluiu o processo de contratação de computadores para as suas 45 unidades, cujo investimento total foi de aproximadamente R$ 75 milhões. Foram licitados 14 mil desktops, sendo 946 de alta performance, 940 notebooks e 3.773 monitores.
A expectativa é a de que os hospitais universitários recebam os equipamentos ao longo dos próximos 12 meses, conforme suas necessidades. O processo é parte da estratégia de gestão centralizada de compras da Ebserh, sendo realizado na modalidade pregão eletrônico (registro de preços) e conduzido pelas diretorias de Administração e Infraestrutura (DAI) e de Tecnologia da Informação (DTI), em articulação com cada hospital.
Antes, a aquisição desses itens era feita por meio de adesões às compras realizadas pelo Ministério da Gestão e Inovação de Serviços Públicos (MGI) ou então cada HU realizava o processo por conta própria. Esta é a primeira vez que a Ebserh adquire computadores de forma centralizada para todos os seus 45 hospitais universitários.
“Com os novos equipamentos, espera-se que os hospitais universitários tenham um avanço significativo em eficiência operacional, qualidade no atendimento e melhoria da assistência, beneficiando diretamente a saúde da população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais sob nossa gestão. Eles permitirão ainda a informatização das unidades recém aderidas à rede, como as vinculadas às universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Roraima (UFRR)”, pontua a diretora de Administração e Infraestrutura da Ebserh, Odete Gialdi.
Segundo o coordenador de Administração da diretoria de Administração e Infraestrutura da Ebserh, Maroun Padilha, trata-se de uma das maiores aquisições de computadores por uma instituição pública, considerando o site compras net, plataforma do sistema de compras do Governo Federal. O processo atraiu a participação de 31 empresas, exigindo um planejamento robusto, levando em conta a necessidade de expansão do parque tecnológico dos hospitais da estatal.
“Temos atividades além do macroprocesso finalístico da rede. Elas são ligadas ao ensino, pesquisa, extensão, mas também há áreas administrativas com necessidades de equipamentos específicos de alta performance. Existem divisões que lidam com projetos de engenharia, análises e mineração de dados, por exemplo. Os números são gigantes, mas necessários, porque os hospitais universitários são instituições complexas, que necessitam de recursos tecnológicos para suas operações”, afirmou o coordenador.
Para Odete Gialdi, o sucesso da compra dos computadores, cujo processo finalizado em 100 dias (quando normalmente pode levar até seis meses), atesta a maturidade da Ebserh em realizar grandes contratações, seja de bens, serviços e obras. “As nossas equipes vão ganhando cada vez mais experiência na gestão de compras de itens em quantidades condizentes com a nossa envergadura e presença em quase todo o território nacional”, concluiu a diretora.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.