
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quinta-feira, 26 de junho, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 81, que estabelece as diretrizes, os procedimentos e o cronograma do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025. Promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicado pelo Inep, o exame tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes de medicina.
A participação no Enamed é obrigatória para o participante habilitado e inscrito pelo coordenador de curso como concluinte de graduação em medicina avaliado no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025, e voluntária para os demais interessados em utilizar os resultados nos processos seletivos das especialidades médicas de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare), previsto na Portaria MEC n.º 329, de 23 de abril de 2025, nos termos do Edital n.º 03/2025, publicado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Exame – A prova conterá 100 questões objetivas, de múltipla escolha, com quantidade idêntica para cada uma das áreas da medicina abordadas. Além disso, também comporão o exame: o Questionário para o Estudante concluinte do curso de medicina inscrito no Enade; o Questionário Contextual para os demais participantes; e o Questionário de Percepção de Prova.
O exame será conduzido com base nos critérios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e os resultados serão utilizados na formulação de políticas públicas voltadas à formação médica no Brasil.
Acessibilidade – O exame garante recursos de acessibilidade e tratamento por nome social, mediante solicitação no ato da inscrição. Estudantes com deficiências, transtornos ou condições específicas, bem como gestantes, lactantes e idosos poderão requerer atendimento especializado, conforme as regras estabelecidas no edital.
Cronograma do Enamed 2025:
Confira o edital do exame
Acesse a portaria do exame
Acesse o Sistema Enamed