O Inep propôs uma reformulação na avaliação dos cursos de licenciatura no Brasil, com destaque para mudanças no Enade a partir de 2024. A reforma inclui novas matrizes de referência, modelos de itens e formato de provas para avaliar competências teóricas dos estudantes, além de estabelecer padrões mínimos de desempenho esperado e avaliação das competências práticas desenvolvidas durante estágios supervisionados.
Em uma reunião realizada em Brasília, o presidente do Inep, Manuel Palacios, e outros representantes discutiram a iniciativa com instituições de ensino. O objetivo é melhorar a qualidade da formação docente. O diálogo também abordou questões operacionais, como responsabilidades e integração entre instituições de ensino e escolas de estágio.
O Inep planeja iniciar um ciclo de visitas e conversas com secretarias de educação básica para tratar da integração entre sistemas de ensino. Paralelamente, o Inep realiza encontros regionais sobre avaliação da educação superior, em Florianópolis, para debater experiências e aprimorar os processos de avaliação conduzidos pelo Instituto. O evento busca reconhecer melhor as missões institucionais e as especificidades dos cursos, com o objetivo de gerar propostas para melhoria contínua.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep