Enem 2020: Aberto consulta de pedidos de isenção da taxa de inscrição
ENEM
maio 25, 2020

Os potenciais participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que tenham pleiteado isenção da taxa de inscrição para a edição deste ano já podem consultar sua situação na Página do Participante. Quem justificou a ausência no Enem 2019 para solicitar o benefício também pode conferir os resultados. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) analisou os pedidos recebidos até o momento e deferiu todas as solicitações que comprovaram documentalmente os perfis de isenção definidos pelos editais do Enem. O sistema segue aberto para envio de novos pedidos. Todas as justificativas de ausência no Enem 2019 também foram deferidas e futuros inscritos nesta situação já têm garantia a gratuidade de inscrição para o Enem 2020.

Agora, o Inep abre oportunidade para aqueles que não conseguiram comprovar pertencer ao perfil de isenção – e, portanto, tiveram seu pedido indeferido – de encaminhar documentação complementar para nova análise. A partir do dia 27 de abril, próxima segunda-feira, os interessados poderão enviar documentação que ateste a situação de solicitação de isenção, observando a opção escolhida, por meio da Página do Participante. Serão aceitos somente arquivos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB. A lista com os documentos de comprovação aceitos está no final deste texto.

Os editais do Enem 2020 garantem gratuidade da taxa de inscrição para o participante que:

Inscrições para o Enem 2020 – É importante lembrar que a isenção não garante inscrição automática no exame. Todos os interessados deverão acessar a Página do Participante no período de 11 a 22 de maio e realizar sua inscrição para ter sua participação no Enem 2020 confirmada.

Durante as inscrições, o Inep irá conceder isenção, de ofício, para todos os inscritos que se encaixarem nos perfis descritos no edital, mesmo sem pedido formal durante a oportunidade aberta pelo instituto. A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem Digital. Aqueles que não se encaixarem nos perfis de isenção deverão realizar a inscrição nos prazos e critérios estabelecidos e efetuar o pagamento da taxa para ter sua inscrição confirmada.

Documentos comprobatórios do perfil de isenção

ANEXO III do edital

Documentos aceitos nos recursos da solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2020

a) Documentos aceitos para solicitação de recurso de isenção da taxa de inscrição pela Lei n. 12.799, de 10 de abril de 2013:

b) Documentos aceitos para solicitação de recurso de isenção da taxa de inscrição pelo Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007:

c) Documento aceito para solicitação de recurso de isenção da taxa de inscrição por se declarar concluinte do ensino médio de escola pública:

 

Fonte: INEP