Enem 2020: Inscrição exige atenção para evitar erros de informação
ENEM
Felipe Stegun 19 de maio de 2020

Para finalizar a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, é preciso preencher um conjunto de informações importantes, que ajudam o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a conhecer o participante e a garantir sua segurança. O instituto recomenda que o procedimento seja realizado com calma, verificando cuidadosamente as informações declaradas, porque algumas delas não poderão ser modificadas após finalizar a inscrição.

Os dados que constam na Receita Federal (nome, nome da mãe e data de nascimento) devem ser os mesmos declarados por quem vai fazer o Enem. Quando há divergência, o sistema informa que o participante precisa fazer a correção no órgão. A inscrição poderá ser concluída apenas após a atualização dos dados na Receita. Caso haja dúvidas, elas podem ser esclarecidas pelo Fale Conosco, por meio do canal on-line do Inep ou do 0800 616161, que só aceita chamadas de telefone fixo.

O participante que já concluiu a inscrição tem a oportunidade de fazer modificações em alguns itens do sistema do Enem, mas só até o fim do prazo de inscrições, em 22 de maio. Será possível alterar o endereço da residência, a língua estrangeira escolhida (inglês ou espanhol) e o tipo de atendimento especializado. Além disso, o participante também pode trocar a foto anexada e a cidade onde optou por fazer as provas. Como é necessário indicar com antecedência as informações, quem faz a inscrição deve estar seguro da escolha do local do exame. Nesses casos, as modificações só serão aceitas até a sexta-feira da semana que vem.

As respostas ao Questionário Socioeconômico não podem ser alteradas após a conclusão da inscrição, e o mesmo vale para o Número de Identificação Social (NIS), que não pode ser trocado, mesmo durante o período de inscrições.

Os participantes que atendem aos critérios descritos nos editais do Enem para ter o benefício da gratuidade da taxa de inscrição ficarão isentos por iniciativa do Inep. Não há necessidade de ter realizado pedido formal. Os outros inscritos devem pagar a taxa de inscrição de R$ 85 até o dia 28 de maio.

Canais de comunicação – As redes sociais do Inep e do Ministério da Educação são as fontes oficiais de informações sobre o Enem. Dúvidas relativas ao processo de inscrição podem ser sanadas pelo Fale Conosco do Inep, por meio do autoatendimento on-line ou do 0800 616161 (só aceita chamadas de telefone fixo).

 

Fonte: INEP