Os participantes que solicitaram o atendimento especializado e o tratamento por nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já podem consultar o resultado nesta sexta-feira, 12 de junho.
A consulta é individual, na pagina do participante, e quem não teve a solicitação aceita pode entrar com recursos entre os dias 15 e 19 de junho para as duas situações. O resultado do recurso será liberado pelo Inep no dia 25 de junho.
O participante travesti e transexual que deseja ser tratado com o nome social no dia da prova do Enem se inscreve no exame com o nome civil e, posteriormente, faz a solicitação para que o nome social possa ser utilizado nas listas de salas. Também é possível que o participante escolha entre a utilização dos banheiros femininos e masculinos.
Para atender a solicitação o Inep solicita que o participante faça o envio de alguns documentos de identificação e fotos atuais, além do preenchimento de um formulário.
O atendimento especializado é destinado às pessoas com surdocegueira, deficiência auditiva, baixa visão, deficiência física, autismo, discalculia, cegueira, surdez, visão monocular, deficiência intelectual (mental), dislexia e déficit de atenção.
Esses participantes têm direito aos recursos de acessibilidade, como: guia-intérprete, prova em braile, prova ampliada, sala de fácil acesso, auxílio para transcrição, mesa e cadeira sem braços e tempo adicional de uma hora nos dias da prova.
Os participantes também têm direito ao atendimento específico, destinado às grávidas, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar entre outros, que poderão receber auxílio no dia das provas ou provas nas unidades de saúde.
Para o atendimento das duas situações o Inep também exige que os participantes enviem documentos comprobatórios durante o período de solicitação.
O Enem 2020 recebeu 6.121.363 inscrições, sendo 6.020.263 para a versão impressa e 101.100 para a versão digital. Os dados foram divulgados pelo Inep no dia 28 de maio. O número de inscritos é o menor desde 2010 e ainda deve diminuir após as agências bancárias terminarem o registro do pagamento da taxa de inscrição, que teve o prazo ampliado até a ultima quarta-feria dia 10 de junho.
Entretanto, em consequência da pandemia do coronavírus o Enem 2020 vem passando por muitas alterações no cronograma e as datas de provas continuam sem definição.
A expectativa era que a aplicação das provas na versão impressa e digital fossem realizadas em novembro, mas as datas foram suspensas.
Após a confirmação das inscrições, neste mês de junho o Inep pretende realizar uma enquete com os participantes para decidir sobre a aplicação das provas.
Fonte: UOL Educação