Candidatos que tiveram problemas logísticos ou diagnóstico de Covid-19 na realização do Enem digital devem fazer o pedido de reaplicação até esta sexta-feira (12).
Para isso, o candidato deve acessar a Página do Participante. O endereço é: https://enem.inep.gov.br/participante/
A reaplicação do Enem 2020 ocorrerá no formato impresso, mesmo para quem estava inscrito no digital. As provas serão em 23 e 24 de fevereiro.
O Enem digital foi aplicado no domingo (7) e no anterior (31).
As doenças infectocontagiosas consideradas para reaplicação são: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid.
Quem faltou ao exame por outros motivos não tem direito ao pedido de reaplicação. A taxa de abstenção do primeiro Enem digital da história foi alta: 71,3% dos inscritos confirmados não compareceram ao exame.
Para fazer a solicitação, o candidato deverá comprovar o diagnóstico da doença. Ao fazer o pedido na Página do Participante, será preciso anexar um documento legível que comprove a condição de saúde do candidato. No caso de Covid, o resultado do exame positivo poderá ser usado.
Segundo o Inep, na documentação comprobatória, “é necessário constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.”
Em casos de problemas logísticos, o Inep irá cruzar a informação prestada pelo candidato na Página do Participante com o relatório dos locais de prova.
Os resultados das solicitações serão divulgados na Página do Participante após análise dos casos.
O edital considera problemas logísticos: