Especialistas debatem futuro da avaliação da educação básica
Notícias
Gabrielle Boeze novembro 30, 2023

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promoveram o segundo dia do Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica.

O evento abordou inovações na avaliação educacional no Brasil, com especialistas propondo melhorias com base em referências nacionais e internacionais. A secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, destacou a importância da avaliação para entender o desempenho do sistema educacional. Manuel Palacios, presidente do Inep, mencionou iniciativas recentes, como a pesquisa Alfabetiza Brasil, e falou sobre a integração entre o Saeb e as avaliações da alfabetização.

Propostas de inovação incluem pesquisas de padrões de desempenho, modelos de testes e itens, e aprimoramento das matrizes alinhadas à BNCC. Luiz Roberto Curi, presidente do CNE, defendeu a integração das avaliações em diferentes níveis educacionais. O seminário visa gerar reflexões e debates para aprimorar futuras avaliações educacionais no Brasil, contando com o apoio de diversas organizações.

*Evento para convidados, com transmissão aberta ao público nos canais do MEC e do Inep no YouTube. 

Transmissão do evento 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep