O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou o prazo para a formalização das inscrições Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os estudantes têm até o dia 30 de junho para validar o processo na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino que fará o curso e formalizar o financiamento junto ao agente financeiro.
A medida é válida para as inscrições vencidas até esta segunda-feira, 25 de maio, mesma data de publicação de portaria do FNDE no Diário oficial da União (DOU).
Esses prazos já haviam sido prorrogados anteriormente por 60 dias, a contar da data de divulgação da pré-seleção dos candidatos no final de fevereiro. Agora, os selecionados terão mais tempo para finalizar o processo.
A prorrogação garante que os candidatos não sejam prejudicados por conta das medidas implementadas no país para combate à disseminação do coronavírus.
Caso as instituições de ensino não possam receber a documentação fisicamente, a orientação do MEC é que seja disponibilizado um canal para envio dos documentos de forma digital, como um endereço de e-mail ou número de WhatsApp.
Para as inscrições ainda não vencidas, os prazos foram estendidos por 30 dias.
Aditamentos – O prazo para aditamentos dos contratos firmados até o segundo semestre de 2017 também vai até o dia 30 de junho. Caso o estudante não consiga comparecer ao banco dentro desse período, deve solicitar junto à CPSA de sua instituição de ensino a retomada do processo após o retorno das atividades bancárias.
Os aditamentos dos financiamentos do Novo Fies, referentes a contratos firmados a partir de 2018, têm prazos definidos pela Caixa Econômica Federal.
O programa – O Fies é o programa do MEC de financiamento de cursos superiores, em instituições particulares, para estudantes que não possuem condições de arcar com os custos.
Fonte: Portal MEC