Fórum de políticas de educação superior marca último dia da CRES+5
Notícias
Gabrielle Boeze março 15, 2024

A CRES+5 ocorreu cinco anos após a III Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (CRES) em Córdoba, Argentina, em 2018. No último dia, houve um fórum de políticas de educação superior, a finalização das análises dos 12 eixos temáticos e a redação da Minuta de Declaração da Conferência. A conferência foi organizada pelo MEC, Sesu, Capes, UNESCO-IESALC e Enlaces. A programação incluiu também uma conferência intitulada “Universidade e sociedade” proferida por José Geraldo de Sousa Júnior, seguida pela plenária de encerramento com a leitura da Declaração Final do evento.

Veja a programação completa 

CRES+5  A reunião de acompanhamento da CRES 2018, chamada de CRES+5, tem como público-alvo reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de ensino superior, associações, profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior no continente.    

Entre as atividades preparatórias para reunião, foram organizadas diferentes instâncias de debate aberto e participativo, como parte do processo de construção metodológica do evento. Ao longo de 2023, ocorreram reuniões presenciais em Córdoba (Argentina), Puebla (México), Assunção (Paraguai) e Havana (Cuba). Além disso, foram realizadas consultas públicas virtuais preparatórias, a fim de debater e coletar informações sobre os 12 eixos temáticos da CRES+5, bem como contribuir para a realização da Conferência.  

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC