O MEC e a Funai organizaram uma Reunião Técnica entre 7 e 9 de novembro com 38 instituições de ensino superior, institutos e universidades federais, secretarias estaduais e municipais de educação, para fortalecer políticas de formação de professores indígenas. Discutiu-se a reconstituição da Rede Saberes Indígenas e da Comissão Nacional de Apoio à Produção de Material Didático Indígena (Capema), além do investimento no Prolind e Parfor Equidade.
A reunião também abordou a integração dos planos plurianuais da Funai, Ministério dos Povos Indígenas e MEC para melhorar a educação escolar indígena. A expectativa é que a Ação Saberes Indígenas contribua para a alfabetização e formação de professores indígenas, com foco na colaboração entre secretarias estaduais e municipais. O evento continuará com discussões sobre a participação das instituições estaduais e fortalecimento da Formação Inicial para professores indígenas.
Já na quinta-feira, 9 de novembro, será desenvolvido o Planejamento da Agenda de Trabalho para 2024, incluindo ações voltadas para a Capema, a ReCo-SIE, o Prolind e o Parfor. O encontro será encerrado com uma plenária para conclusões dos trabalhos.
Fonte: Asssseoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi