Inep participa da 8ª Reunião do Conselho de Gestão da Talis
Notícias
20 de outubro de 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) representou o Brasil na 8ª Reunião do Conselho de Gestão (Talis Governing Board – TGB) da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey – Talis). A reunião ocorreu nos dias 15 e 16 de outubro, por videoconferência, em virtude da pandemia de COVID-19.

O TGB da Talis é a instância de representação política e decisória dos participantes da pesquisa. O encontro teve como foco discutir os encaminhamentos iniciais para a realização da próxima rodada (Talis 2024), como o processo de contratação do consórcio responsável pela condução da pesquisa e seu programa de trabalho para o biênio 2021-2022. 

COVID-19 – Um debate levantado durante a reunião do TGB diz respeito à relevância da Talis no mundo pós-pandemia. Ao longo do encontro, os participantes discutiram os impactos da COVID-19 nos sistemas de educação e nos profissionais de ensino. Também foi feita uma análise sobre prioridades curriculares, abordagens pedagógicas e avaliação, considerando a reabertura das instituições de ensino.

Talis – A Talis é uma pesquisa internacional coordenada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Inep é responsável pela aplicação no Brasil desde a sua primeira edição, em 2008. A autarquia conta com a parceria das secretarias estaduais de Educação para efetivar a aplicação nas escolas. A Talis ocorre a cada cinco anos e tem o objetivo de conhecer as percepções dos professores e diretores de escolas da educação básica sobre o ambiente de ensino e aprendizagem. A comparação de informações atualizadas e que levam em conta o ponto de vista dos profissionais atuantes nessas etapas de ensino visa a ajudar os países na revisão e na definição de políticas educacionais cada vez mais efetivas. A terceira edição da pesquisa ocorreu entre 2017 e 2018 e englobou 48 países/economias.

Saiba mais sobre a Talis

Fonte: INEP