Inep publica Manual de Cooperação Técnica Internacional
Notícias
setembro 28, 2021

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, na última quinta-feira, 23 de setembro, o Manual de Gestão de Projetos de Cooperação Técnica Internacional (CTI). A publicação, disponível no portal do Inep, tem como objetivo unificar e aprimorar os procedimentos envolvidos no gerenciamento dos processos de contratação de consultorias realizadas pelo Instituto.

O presidente do Inep, Danilo Dupas, ressalta que o manual é mais um resultado da transformação de conhecimento tácito em conhecimento explícito, proporcionado pelo mapeamento de processos organizacionais. Segundo Eduardo Alencar, chefe da Assessoria de Governança e Gestão Estratégica (AGGE) do Instituto, “o manual traz importantes avanços na transferência e na qualidade da seleção dos consultores, refletidas nas formas de divulgação das vagas e no aprimoramento da análise curricular. Isso só foi possível graças ao trabalho competente da equipe de servidores e colaboradores do Inep”. O novo modelo já será utilizado para a contratação de dois consultores.

O documento é resultado de um importante trabalho de levantamento, revisão e aprimoramento dos procedimentos construídos ao longo do tempo, com base na execução de projetos estabelecidos anteriormente entre Inep e diversos organismos internacionais. Dividido em 127 páginas, o manual apresenta, de forma detalhada, as rotinas internas envolvidas na preparação e na condução dos processos seletivos para a contratação de consultorias especializadas, no acompanhamento dos contratos estabelecidos, na execução financeira e no monitoramento global do projeto CTI em vigência no Inep (Prodoc BRA 15/002).

Além disso, a publicação pontua as atribuições das áreas envolvidas, disponibilizando modelos de documentos e de tutoriais com a proposta de facilitar a execução dessas ações. Além do empenho da AGGE, a produção do manual contou com revisão, normalização e diagramação da Coordenação de Editoração e Publicações, da Diretoria de Estudos Educacionais (Coep/Dired) do Inep.

Embora o foco da publicação seja apresentar os procedimentos de gerenciamento dos projetos, há um capítulo dedicado à legislação que deve ser observada na formalização de novas parcerias que venham a ser estabelecidas entre Inep e organismos internacionais no âmbito dos acordos existentes.

Com essa iniciativa, a AGGE do Inep visa contribuir para a consolidação de um instrumento estratégico capaz de promover melhorias no controle interno administrativo dos acordos de CTI no Instituto e potencializar a execução do Prodoc BRA 15/002 no âmbito da Autarquia.

Acesse o Manual de Gestão de Projetos de Cooperação Técnica Internacional

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do Inep