Inscrições abertas: 1º Concurso de Boas Práticas do Ministério da Educação
Notícias
julho 7, 2023

As inscrições para o 1º Concurso de Boas Práticas foram abertas no dia 3 de julho, sendo uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) com o intuito de promover e reconhecer boas condutas na gestão dos órgãos educacionais. Os interessados devem enviar um formulário preenchido em formato PDF para o e-mail eventosaecimec@mec.gov.br ou através do Processo SEI até o dia 22 de agosto.

Objetivos do concurso

Com a finalidade de estimular, reconhecer e premiar iniciativas que promovam a atuação organizacional e é direcionado a todas as unidades e secretarias do MEC, incluindo suas entidades vinculadas, como autarquias, fundações e empresas públicas. A Assessoria Especial de Controle Interno (AECI), responsável pela organização do evento, está excluída da participação.

Categorias do concurso

Além disso, serão premiadas as duas melhores práticas em cada categoria, podendo haver também menções honrosas para os participantes. As categorias abrangem aprimoramento da integridade pública, transparência ativa e passiva e participação social na gestão pública, fortalecimento da gestão de riscos e controles internos administrativos, aprimoramento das atividades de ouvidoria, aprimoramento da atividade correcional e aplicação da Lei Anticorrupção, e aprimoramento das atividades de auditoria interna.

Orientações sobre o concurso

Por fim, cada unidade interessada poderá inscrever até duas experiências em cada categoria, totalizando um máximo de 12 inscrições por órgão ou entidade. O concurso é composto por cinco etapas: inscrição, pré-avaliação, avaliação in loco, julgamento e premiação. Para obter mais informações, é possível consultar o site oficial do Ministério da Educação em https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/governanca-integridade-e-gestao-de-riscos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da AECI