Laboratório de Inovação em Enfermagem terá sua segunda edição
Notícias
outubro 22, 2021

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizará, em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e com o Ministério da Educação (MEC), a segunda edição do Laboratório de Inovação em Enfermagem. A primeira edição foi realizada em 2019 e contou com mais de 300 inscrições de projetos que abordavam a ampliação do escopo de práticas e valorização da enfermagem. No evento de abertura realizado dia 09 de setembro, a Dra. Roselle Bulgarin Coordenadora Geral das Residências em Saúde (CGRS/DDES/SESU) foi convidada como representante do MEC, para banca julgadora dos trabalhos apresentados.

O principal objetivo do Laboratório é identificar, valorizar e dar visibilidade às ações de inovação de sucesso produzidas por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, como formas de apoio, melhoria e qualificação ao Sistema Único de Saúde (SUS) nos quesitos: gestão de serviços; atenção à saúde da população; educação; e formação profissional. Essas experiências inovadoras aprimoram cenários de prática da educação em saúde, foco de atenção do MEC.

Levando em conta os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde, foram selecionados, para a edição deste ano, eixos que vão de encontro a esses desafios, sendo eles: ações da enfermagem para o enfrentamento da Covid-19; enfermagem no contexto das Redes de Atenção à Saúde (RAS); e assistência à saúde na linha de cuidado materno-infantil.

Os projetos enviados pelos inscritos serão avaliados por uma comissão formada pela equipe da Opas, do MEC e demais parceiros. Em seguida, as experiências escolhidas serão apresentadas em um seminário. Na segunda etapa, receberão uma visita da Comissão de Avaliação que, a partir desse contato, selecionará os trabalhos que serão sistematizados e publicados.

Os interessados deverão se inscrever, entre os dias 09 de setembro e 31 de outubro, por meio do site: https://apsredes.org/enfermagem2/.

 

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Sesu