MEC celebra Dia Mundial do Braille com debate
Notícias
Gabrielle Boeze janeiro 4, 2024

O MEC, em parceria com o Núcleo de Braille de Portugal e a Comissão Brasileira do Braille, realizará uma Sessão Comemorativa sobre o Dia Mundial do Braille no dia 4 de janeiro. O evento, que acontecerá pela plataforma Zoom e será transmitido pelo YouTube, busca debater o estado do ensino-aprendizado do Braille no Brasil e em Portugal.

Em 2023, o MEC investiu em ações para beneficiar estudantes com deficiência visual, repassando R$ 237 milhões para 11.430 escolas por meio do PDDE-SRM. Também foram oferecidos cursos de formação para professores, totalizando mais de R$ 1,1 milhão de investimento.

O Dia Mundial do Braille, celebrado em 4 de janeiro, destaca a importância desse sistema na promoção da inclusão e comunicação para pessoas cegas ou com baixa visão. O Braille, criado por Louis Braille em 1809, é uma técnica tátil que utiliza seis pontos em relevo para representar símbolos que incluem letras, números, sinais de pontuação e outros elementos necessários para a comunicação.

Programação da Sessão Comemorativa sobre o Dia Mundial do Braille 

Sessão de Abertura 

A importância do Sistema Braille no aprendizado dos conhecimentos científicos por estudantes cegos 

A escola e a educação dos alunos cegos e com baixa visão em Portugal 

Reabilitação profissional e perspectiva da Acapo (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal) sobre o ensino-aprendizagem do Braille 

Encerramento 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi