MEC debate 10 anos do Plano Nacional de Educação
Notícias
Gabrielle Boeze 8 de maio de 2024

O Ministério da Educação (MEC), por meio Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), esteve presente na reunião técnica para debater os 10 anos do Plano Nacional de Educação (PNE), promovida pela Câmara dos Deputados. O encontro ocorreu nesta terça-feira, 7 de maio, e teve como objetivo discutir estratégias e políticas que podem ser adotas para garantir o acesso universal à educação. 

O diálogo surge diante da chegada do novo PNE (2024-2034) ao Congresso Nacional para ser votado. Assim, a reunião foi convocada para criar um espaço que permita um fluxo de ideias sobre os desafios e as oportunidades que se apresentam. Nos próximos meses, serão realizados novos seminários com este mesmo propósito. 

Para a secretária da Secadi, Zara Figueiredo, esse é um momento muito importante para o debate. “A gente precisa pensar o Plano Nacional de Educação na perspectiva de mandamento constitucional, como algo que não pode estar sujeito às fragilidades de interrupções dos governos e que precisa ter uma continuidade. Agora com o novo PNE, precisamos ter isso em mente e também aprender com a antiga política, para incrementar o que deu certo”, completou. 

Pensando no próximo PNE, a secretária defendeu que é preciso pensar na universalização da educação em uma perspectiva de equidade. “Sem essa equidade entre os estudantes, estaremos no mesmo lugar daqui a 10 anos em que estamos agora. Não é possível fazer essa universalização sem pensar no conjunto de ações que garante a qualidade dessa universalização. Então, mais do que pensar onde queremos chegar, é preciso refletir sobre como vamos chegar lá”, finalizou. 

Participantes – Estiveram na reunião o superintendente do Sesi, Wisley Pereira; o representante do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil, Bruno Tovar; e outros parlamentares da Câmara dos Deputados. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Câmara dos Deputados