MEC debate educação e equidade na Reunião da Anped
Notícias
outubro 24, 2023

O Ministério da Educação (MEC) participou da abertura da 41ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Manaus (AM). A reunião iniciou em 22 de outubro e abordou o tema “Caminhos para Amar-zonizar o Brasil: povos indígenas e educação”, enfocando a união dos saberes tradicionais com a ciência para promover uma nova ordem social baseada na diversidade e respeito.

Kátia Helena Schweickardt, secretária de Educação Básica (SEB) do MEC, representou o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e a secretária-executiva, Izolda Cela. Também participaram o secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), Maurício Holanda Maia, e outros representantes do MEC.

Schweickardt destacou a descontinuidade de políticas educacionais nos últimos anos, levando a retrocessos em indicadores como analfabetismo, abandono e evasão escolar, com ênfase nos jovens, onde 70% dos que deixam a escola têm origem preta ou parda. Ela enfatizou a dívida histórica do Brasil com a população negra e a necessidade de construir políticas valorizando a diversidade e as línguas locais, além do português, para garantir processos de aprendizagem significativos e valorizar a diversidade.

Maurício Holanda, secretário de Articulação Intersetorial, destacou a importância de se reunir com a comunidade de pesquisadores da educação na Anped, como uma oportunidade de reconstruir a relação entre o governo federal e a academia após anos de negligência por parte dos governos anteriores.

Participantes – Na mesa de abertura da Reunião Nacional da Anped, participaram Alva Rosa Lana Vieira Tukano, professora e coordenadora do Fórum de Educação Escolar e Saúde Indígena; Ytanaje Cardoso Munduruku, professor e escritor indígena; e Samela Sateré-Mawé, liderança indígena e estudante de Biologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Célia Aparecida Bettiol, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEA, mediou a sessão, que está disponível no canal da canal da Anped no Youtube.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB e Sase